Professor da FCI é Eleito para Cargo de Administração Científica Internacional

Notícias

A IFIP - International Federation of Information Processing é a organização multinacional reconhecida pelas ONU como a representante internacional em “Tecnologias e Ciência da Informação e Comunicação”. Trata-se da organização multinacional que congrega as sociedades de computação de 56 países, entre as quais a SBC - Sociedade Brasileira de Computação, a ACM - Association of Computing Machinery dos EUA, a Information Processing Society of Japan, e inúmeras outras. Ela reúne mais de 3.500 cientistas da Academia e Indústria, organizados em 13 Technical Committees (TCs) e seus 133 Working Groups (WGs).

Nesse contexto, o Prof. Dr. Pedro Paulo Balbi de Oliveira, lotado na Faculdade de Computação em Informática e na Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Computação assumiu no início deste ano o cargo de Chair do Working Group 1.5 da IFIP, que tem esse nome em referência a ser o WG 5 (sobre "Cellular Automata and Discrete Complex Systems”) do TC 1 (relativo a “Foundations of Computer Science”).

O professor permanecerá no cargo durante o triênio 2016-2017-2018, conforme eleição realizada entre os membros do WG 5, ocorrida em Turku, na Finlândia, em meados do ano passado, com posterior homologação pelo Chair do TC1, ao final de 2015. Em seguida, para compor o corpo diretivo, o professor Pedro Paulo indicou um pesquisador do instituto de pesquisa francês INRIA como Vice-Chair, e um professor da Universidade de Hiroshima, no Japão, como Secretário. Além de mediar o relacionamento entre a alta direção técnica da IFIP e os pesquisadores do WG 1.5 de vários países, uma das atribuições do cargo é a condução da reunião dos membros do WG 1.5, que ocorre durante o evento anual denominado AUTOMATA, que é a conferência internacional mais importante da área de autômatos celulares e sistemas dinâmicos discretos. A edição deste ano, a 22a, ocorreu em Zurique, na Suíça, em junho passado, da qual o Prof. Pedro Paulo participou com recurso da FAPESP. Entre várias decisões tomadas, estabeleceu-se que o evento AUTOMATA 2017 será sediado na Universidade de Milão, na Itália e, tudo indica, que o AUTOMATA 2018 ocorrerá nos EUA, na Virginia Polytechnic Institute and State University.