Laboratório de Matemática

Pesquisa
laboratorio-de-matematica-14-04-2016-17-00.png

O Laboratório de Matemática Mackenzie foi criado em 2008 para facilitar a realização de atividades que contribuíssem significativamente para a formação de profissionais críticos, reflexivos e autônomos, do ensino da Matemática.

Com esse objetivo, seus colaboradores contribuem continuamente pra a construção de um espaço para a discussão de temas próprios da educação matemática, com palestras, seminários, oficinas e cursos, além do o desenvolvimento de projetos de pesquisa em diferentes níveis.

As atividades do Laboratório integram-se ainda com diferentes componentes curriculares do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Presbiteriana Mackenzie e, nesse contexto, seus resultados têm enriquecido o patrimônio cultural e intelectual do Laboratório com recursos inovadores para o ensino da Matemática de uma forma geral.

O estabelecimento de um espaço físico para o Laboratório de Matemática implica alteração do processo de aprendizagem proporcionando aos alunos tempo e espaços diferenciados para realizarem atividades de pesquisa, ensino, inovações pedagógicas, entre outras.

O acervo do Laboratório de Matemática é composto de uma série de materiais, com os quais são elaboradas atividades que servirão como elementos mediadores em ações e reflexões a serem concretizadas pelos alunos.

O Laboratório de Matemática abriga uma diversidade de atividades, temas e concepções educacionais em permanente construção e reconstrução, enriquecidas e validadas por seus usuários, historicamente contextualizadas, situadas no tempo e no espaço. Embora à primeira vista possam parecer desassociadas, elas se interligam de muitas formas, pelos objetivos, pelos de trabalho, pelo conteúdo. São válidas por oferecer liberdade àqueles que atuam e procuram se engajar em atividades de interesse desse Laboratório, particularmente aquelas que atiçam a curiosidade, abrigando diferentes linhas de pensamento e de pesquisa.

Dessa forma, o Laboratório de Matemática vem contribuindo para a melhoria do ensino da matemática e para a formação de profissionais críticos, reflexivos e autônomos.

Acesse o nosso blog!

 

Pesquisadores: